Páginas

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Formol: o que é; sua função no cabelo; seus perigos; e sua proibição.

1. O que é formol?

O formol ou formaldeído é uma solução a 37% (p/v), é um composto líquido claro com várias aplicações. Por ser uma substância muito irritante vale lembrar que tem seu uso indicado apenas em produtos que não entrem em contato direto com a pele. É empregado na assepsia de material cirúrgico em geral e para preservar cadáveres por ter ação bactericida e anti-séptica.

2. E como ele age no fio de cabelo?

A transformação com formol é aplicada com uma dose alta de queratina concentrada, e com isso o resultado parece melhor, mas é pura enganação, pois o formol  forma um filme que encapada todo os fios e ao olhar, pelo lado de fora fica perfeito, mas o lado de dentro de cada fio fica vazio. E ao fazer aplicações sucessivas de produtos que contém formol o cabelo fica sensível causando quebraduras fáceis, partindo até com uma simples escovação.
E para recuperar a saúde desse cabelo que foi praticamente perdida, só com restaurações e claro evitando o uso de formol novamente. O cabelo cresce normal e saudável, sem o efeito do formol, então, com o crescimento e com um tratamente você recupera a vida dos seus cabelos novamente.

3. Perigos

O formol é autamente tóxico, quando ingerido, inalado ou quando entra em contato com a pele. A sua concentração no ar rapidamente causa os seguintes sintomas:

- Irritação nos olhos, nariz, mucosas e respiração.
- Bronquite, pneumonia e laringite.
- Fortes dores de cabeça, tosse, falta de ar, lacrimação e edema pulmonar.
- A pele pode ficar esbranquiçada, áspera e causar forte sensação de anestesia e necrose.
- Em longos períodos de exposição podem causar dermatite e hipersensibilidade, rachaduras na pele e ulcerações principalmente entre os dedos; podem ainda causar conjuntivite.
- Sem contar que através de várias pesquisas foi constatado que o formol pode causar câncer e se alguma gestante entrar em conato com ele poderá ocorrer má formação no feto.
(Fonte: Instituto Nacional de Câncer)

4. Proibição

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu a venda do formol para os salões de cabelo, mas não só a venda como também o uso com a finalidade de alisamento.
O uso do formol para conservante de cosméticos e endurecedor de unhas ainda é utilizado, e liberado pela Anvisa, mas tem um limite que é: Para conservantes 0,2% e para endurecedor de unha 5%.
Em 2009 Sérgio Cabral sancionou a lei que proibiu o uso de formol pelos cabeleireiros  do estado do Rio de Janeiro, obrigando todos os salões informar, com um aviso afixado no estabelecimento, sobre a proibição e os malefícios à saúde causados pelo formol.
Agora o caso não será mais só da Anvisa, será também da Polícia, no estado.
Existem clientes que exigem o uso do formol, e para não correr o risco de ser preso o cabeleireiro tem ido até a casa da cliente para fazer o procedimento, mas isso não adianta, pois poderá ser preso não só o 'profissional' mas também a cliente.
(Fonte: Jornais: Extra e O Dia)

Dica: Mesmo com tantos riscos ainda existem pessoas que fazem o errado, então, tome cuidado e converse sempre com o seu cabeleireiro antes de fazer qualquer procedimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário